TEMPO
Quando o João tinha 5 anos, a professora pediu-lhe que fizesse um desenho de alguma coisa que ele amasse. João desenhou a sua família e um grande círculo vermelho ao redor das figuras. Querendo escrever uma palavra por cima do círculo, ele saiu da sua carteira, foi até à mesa da professora e perguntou-lhe: - Professora, como é que se escreve...?
Ela não o deixou terminar a pergunta, mandou-o voltar para o seu lugar e não se atrever a interromper mais a aula. João dobrou o papel e guardou-o no bolso. Quando regressou a casa, tirou o desenho do bolso, alisou-o sobre a mesa da cozinha, foi à mochila, pegou num lápis e olhou para o enorme círculo vermelho. A sua mãe preparava o jantar e ele queria terminar o desenho antes de o mostrar a ela e perguntou-lhe: - Mãe, como é que se escreve...?
- João, não vês que estou ocupada? Vai brincar lá para fora. E não batas com a porta.
Ele dobrou o desenho e guardou-o no bolso. Nessa noite, ele tirou outra vez o desenho do bolso e olhou para o círculo vermelho, foi até à sala e pegou no lápis. Alisou bem as dobras, colocou o desenho no chão, perto do sofá onde o pai estava sentado e perguntou-lhe: - Pai, como é que se escreve...?
- João, não vês que estou a ler o jornal e que não gosto de ser interrompido? Vai brincar lá para fora.
Ela não o deixou terminar a pergunta, mandou-o voltar para o seu lugar e não se atrever a interromper mais a aula. João dobrou o papel e guardou-o no bolso. Quando regressou a casa, tirou o desenho do bolso, alisou-o sobre a mesa da cozinha, foi à mochila, pegou num lápis e olhou para o enorme círculo vermelho. A sua mãe preparava o jantar e ele queria terminar o desenho antes de o mostrar a ela e perguntou-lhe: - Mãe, como é que se escreve...?
- João, não vês que estou ocupada? Vai brincar lá para fora. E não batas com a porta.
Ele dobrou o desenho e guardou-o no bolso. Nessa noite, ele tirou outra vez o desenho do bolso e olhou para o círculo vermelho, foi até à sala e pegou no lápis. Alisou bem as dobras, colocou o desenho no chão, perto do sofá onde o pai estava sentado e perguntou-lhe: - Pai, como é que se escreve...?
- João, não vês que estou a ler o jornal e que não gosto de ser interrompido? Vai brincar lá para fora.
O garoto dobrou o desenho e guardou-o no bolso. No dia seguinte, quando a sua mãe separava a roupa para lavar, encontrou no bolso das calças do João, enrolados num papel, uma pedrinha, um elástico e dois cromos. Eram os tesouros que ele tinha guardado enquanto brincara fora de casa. Ela nem abriu o papel e atirou tudo para o lixo.
Os anos passaram ...
Quando João tinha 28 anos, a sua filha de 5 anos, Ana, fez um desenho. Era o desenho da sua família. O pai sorriu quando ela apontou uma figura alta, de forma indefinida e disse: - Este és tu, pai!
O pai olhou para o enorme círculo vermelho feito por ela, ao redor das figuras e muito lentamente, passou os dedos sobre o círculo.
Ana desceu rapidamente do colo do pai e disse-lhe: - Eu já venho!
Quando voltou, trazia um lápis na mão. Voltou a sentar-se nos joelhos do pai, pôs a ponta do lápis perto do topo do grande círculo vermelho e perguntou: - Pai, como é que se escreve AMOR ?
Ele abraçou a filha, pegou-lhe na mãozita e conduziu-a devagar, ajudando-a a escrever as letras, enquanto lhe dizia:
Os anos passaram ...
Quando João tinha 28 anos, a sua filha de 5 anos, Ana, fez um desenho. Era o desenho da sua família. O pai sorriu quando ela apontou uma figura alta, de forma indefinida e disse: - Este és tu, pai!
O pai olhou para o enorme círculo vermelho feito por ela, ao redor das figuras e muito lentamente, passou os dedos sobre o círculo.
Ana desceu rapidamente do colo do pai e disse-lhe: - Eu já venho!
Quando voltou, trazia um lápis na mão. Voltou a sentar-se nos joelhos do pai, pôs a ponta do lápis perto do topo do grande círculo vermelho e perguntou: - Pai, como é que se escreve AMOR ?
Ele abraçou a filha, pegou-lhe na mãozita e conduziu-a devagar, ajudando-a a escrever as letras, enquanto lhe dizia:
- AMOR, querida, AMOR escreve-se com as letras T, E, M, P, O.
Conjuga o verbo Amar, a toda a hora. Usa o teu tempo para amar.
Cria um tempo extra para amar, não esquecendo que para os teus filhos, o que importa é ter quem os ouça e opine, quem participe e vibre, quem conheça e incentive.
Não esperes que o teu filho descubra sozinho como se soletra AMOR.
Por fim, lembra-te: Se não tiveres tempo para amar, inventa.
Afinal, o ser humano é um poço de criatividade e... o tempo... bom, o tempo é apenas uma questão de escolha.
Conjuga o verbo Amar, a toda a hora. Usa o teu tempo para amar.
Cria um tempo extra para amar, não esquecendo que para os teus filhos, o que importa é ter quem os ouça e opine, quem participe e vibre, quem conheça e incentive.
Não esperes que o teu filho descubra sozinho como se soletra AMOR.
Por fim, lembra-te: Se não tiveres tempo para amar, inventa.
Afinal, o ser humano é um poço de criatividade e... o tempo... bom, o tempo é apenas uma questão de escolha.
5 Comentários:
bem bekas, este teu post não tem nada de malaguetas nem de agridoce.
mas infelizemnte existem muitos meninos e meninas como o joão, e é mto importante sabermos ter tempo para amar e ensinar a amar, porque amanha eles serão o futuro do nosso país.adorei ;)
Há sempre tempo quando há vontade e há sempre vontade quando há amor, o que não se pode é perder tempo com aquilo que não tem valor!
Epá eu de facto...isto só pode ser da alimentação...
não sei não sonecas...eu bem digo mas tu negas.love is in the air
Pára tudo o q estás a fazer e dá-lhe a atenção q MERECE.No momento podes achar q algo ficou por fazer,é verdade houve algo q ñ se acabou por lhe demos atenção,mas valeu a pena senão agora, + tarde valerá a pena de certeza.E lembra-te sempre:"a vida é feita de pequenos nadas!"
Temos sempre que ter tempo para aqueles que amamos.
Se não mais tarde, pode ser tarde de mais.
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